Cadastro PIS NIS pela internet será obrigatório

A Caixa Econômica Federal informou que a partir de 01/11/2014 o cadastro do NIS – Número de Identificação Social (NIS), será feito obrigatoriamente pela internet. O procedimento de cadastro do trabalhador do NIS, que anteriormente era feito através de formulário enviado a Caixa, agora passa a ser feito online.

Com a medida, a Caixa Econômica pretende agilizar o processo de registro de funcionários no NIS, acabando com filas nas agências e simplificando a obtenção dos dados do funcionário pelas empresas, que só conseguiam o número do PIS, após cinco dias úteis.

Com o número do NIS cadastrado, será possível prestar informações do funcionário sobre serviços sociais como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Previdência Social, PIS, Pasep, Seguro Desemprego, dentre outros.

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Como cadastrar o PIS NIS

Existem duas opções online para cadastro de funcionários no NIS, pelo site oficial da Caixa ou pela ferramenta Conectividade Social. Esta última necessita de certificação digital da empresa.

Na página www.caixa.gov.br/cadastronisempresa, será necessário que o usuário responsável pelo acesso ao sistema na empresa, efetue o cadastro da senha da internet. Para isto, informe o número do PIS e senha do cartão cidadão. Caso não tenha estes dados, basta informar os dados pessoais para validação com os dados cadastrais constantes no Cadastro NIS.

Depois do cadastro, será necessário levar à sua Agência a seguinte documentação:

  • Formulário FICUS/E preenchido e assinado;
  • Cópia de Identidade e CPF do usuário que acessará o sistema;
  • Documentos relativos à constituição da empresa e do representante legal;
  • Cópia de Procuração, quando se tratar de cadastramento realizado por procurador.

Mais detalhes acesse os links abaixo:

http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/cadastro_nis_internet.asp

http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/index.asp