PIS 2016-2017 ano base 2015 começa a ser pago hoje (21/11) para nascidos em novembro

Trabalhadores que tem direito a receber o PIS e nasceram em no mês de novembro, começa a receber a partir desta segunda-feira (21/11) os pagamentos do abono salarial referente ao ano base de 2015. Quem recebe o PASEP e tem número de inscrição de servidor público com final 4 também recebem a partir de hoje.

Quem nasceu entre os meses de julho até novembro também já pode efetuar o saque do PIS e PASEP. Já os nascidos entre Dezembro e junho, devem seguir o calendário de pagamento para verificar quando os valore estarão disponíveis para retirada.

Quem tem direito

Tem direito a receber o PIS os trabalhadores de carteira assinada que recebem até dois salários mínimos em média no ano base (2015). É necessário também estar cadastrado no PIS há pelo pelo menos 5 anos. É obrigatório que o empregador tenha declarado o RAIS do trabalhador.

Onde receber o PIS

O saque do PIS pode ser feito para trabalhadores da iniciativa privada nas agências da Caixa Econômica, lotéricas e agentes credenciados. Quem tem conta corrente na Caixa, recebe o benefício direto na conta.

Já servidores públicos que se enquadram nas regras do PASEP, podem sacar o dinheiro nas agências do Banco do Brasil. O valor do PIS e PASEP estará disponível para saque até dia 30 de junho de 2017.

Saiba como consultar o PIS

Valor do Abono Salarial

Com as novas regras do PIS – PASEP, o valor recebido pelo trabalhador será proporcional ao tempo trabalhado no ano base. Quem trabalhou durante apenas um mês, receberá o equivalente a 1/12 do salário mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral”, explicou o coordenador-geral do Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges.

Calendário de pagamentos

PIS

Calendário do PIS – Ano base 2015 – Pagamentos em 2016 e 2017

calendario-pis-2015

Pasep

Calendário do PASEP – Ano base 2015 – Pagamentos em 2016 e 2017

pasep-2017